Tenho Alteração na Tireóide, Preciso de uma Dieta Especial?

A resposta é mantenha uma dieta equilibrada sem restrições específicas. Embora certos alimentos quando ingeridos em excesso e por longos períodos possam interferir com o metabolismo da glândula, sua proibição não é usual. Nas quantidades consumidas habitualmente restrições não precisam ser feitas. Uma dieta é orientada em situaçõs especiais como antes de determinados exames ou tratamentos específicos.

O sal iodado em excesso poderia desencadear algum distúrbio latente, assim como determinados alimentos chamados bociogênicos (repolho, nabo, couve), mas nas quantidades geralmente consumidas não precisam ser controlados. Existe uma preocupação com a quantidade crescente de soja atualmente consumida, sendo basa para leites, e proteinas texturizadas (carne de soja), porém os estudos ainda não são claros em relação a quantidade ingerida que poderia causar alterações em população predispostas. Portanto, mantendo uma dieta equilibrada e variada não há com que se preocupar.

Fonte: SBEM

Dra. Ilara Schiavo

Me chamo Ilara Schiavo. Me formei no ano de 1994, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Fiz Residência Médica em Enocrinologia e Metabologia também na UERJ/Hospital Universitário Pedro Ernesto. Atuo em Endocrinologia e Clínica Médica.

Atualmente atuo em ambulatório de Diabetes voltado para pacientes em uso de insulina, ambulatório de Tireoidopatias e acompanhamento de Gestantes.

Prezo pelo atendimento integral ao paciente, entendendo que a relação médico paciente é a base para o sucesso do tratamento, explicando e simplificando a linguagem da medicina, apoiando o paciente a dar os passos necessários para o controle do seu caso.

Também sou comentarista do Programa Sábado é Show da Rádio Bandeirantes Rio de Janeiro, com transmissão aos sábados pela manhã.