O termo Compulsão Alimentar está sendo muito usado e até banalizado, mas você sabe o que realmente significa?

O termo Compulsão Alientar está sendo usado com muita frequência hoje em dia e nem sempre de maneira correta. O Transtorno da Compulsâo Alimentar é um transtorno psiquiátrico caracterizado por comer grandes quantidades de comida em curtos períodos de tempo associado a sensação de perda de controle e em seguida a sensação de culpa e arrependimento.

Os episódios estão associados a comer muito mais rapidamente que o normal até sentir-se incomodamente repleto. Muitas vezes o paciente come sozinho por sentir-se envergonhado com a quantidade de comida que ingere e depois sente repulsa por si mesmo, depressão ou culpa depois do episódio.

Neste caso o tratamento deve ser em conjunto com o psiquiatra. Muitas vezes não existem critérios para Transtorno de Compulsão Alimentar, mas existe um comer emocional que pode estar por trás de muitos casos de obesidade e tem que ser tratado. Portanto, se notar algo errado na sua relação com a comida e seus hábitos alimentares levando a obesidade, alterações metabólicas como aumento de glicose e colesterol não demore a procurar ajuda.

Dra. Ilara Schiavo

Me chamo Ilara Schiavo. Me formei no ano de 1994, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Fiz Residência Médica em Enocrinologia e Metabologia também na UERJ/Hospital Universitário Pedro Ernesto. Atuo em Endocrinologia e Clínica Médica.

Atualmente atuo em ambulatório de Diabetes voltado para pacientes em uso de insulina, ambulatório de Tireoidopatias e acompanhamento de Gestantes.

Prezo pelo atendimento integral ao paciente, entendendo que a relação médico paciente é a base para o sucesso do tratamento, explicando e simplificando a linguagem da medicina, apoiando o paciente a dar os passos necessários para o controle do seu caso.

Também sou comentarista do Programa Sábado é Show da Rádio Bandeirantes Rio de Janeiro, com transmissão aos sábados pela manhã.