Um diagnóstico de câncer assusta, mas em se tratando do câncer de tireoide a resposta ao tratamento é excelente. As taxas de cura passam de 95%. Nos tipos mais comuns, que são a maioria dos casos, a taxa de cura chega próximo aos 100%.

O tratamento consiste em cirurgia, em alguns casos uma dose de iodo, feita por via oral e reposição de hormônio tireoidiano, também via oral sob a forma de comprimidos diários com custo baixo, além de ser fornecido pelo SUS. O segmento é por toda vida porque precisamos controlar a dose do hormônio tireoidiano, porém esse acompanhamento não é invasivo, é feito através de exames de sangue.

Através de exames sangue e ultrassonografia também podemos controlar a possibilidade de recidiva do tumor.

Nos casos de câncer de tireoide não se faz nem quimioterapia nem radioterapia, são alternativas que podem ser usadas em raríssimas excessões.
O termo câncer é muito amplo e cada tumor tem uma evolução diferente. Não se assuste com o nome, no caso da tireoide o resultado do tratamento costuma ser ótimo.

Dra. Ilara Schiavo

Me chamo Ilara Schiavo. Me formei no ano de 1994, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Fiz Residência Médica em Enocrinologia e Metabologia também na UERJ/Hospital Universitário Pedro Ernesto. Atuo em Endocrinologia e Clínica Médica.

Atualmente atuo em ambulatório de Diabetes voltado para pacientes em uso de insulina, ambulatório de Tireoidopatias e acompanhamento de Gestantes.

Prezo pelo atendimento integral ao paciente, entendendo que a relação médico paciente é a base para o sucesso do tratamento, explicando e simplificando a linguagem da medicina, apoiando o paciente a dar os passos necessários para o controle do seu caso.

Também sou comentarista do Programa Sábado é Show da Rádio Bandeirantes Rio de Janeiro, com transmissão aos sábados pela manhã.