Agosto verde: Mês de conscientização sobre Pé Diabético, vamos apoiar essa causa!

Quando falamos em pé diabético falamos em um pé com uma lesão ulcerada e de difícil cicatrização, mas não é porque você é diabético que terá complicações nos pés.

Claro que não!

Vários fatores combinados são responsáveis pelas lesões nos pés.

Os níveis de glicemia não controlados por muito tempo causam lesões nos nervos que alteram a sensibilidade, com isso podem acontecer pequenos traumatismosrepetidos levando a calosidades e deformidades. Um traumatismo mais grave pode levar a uma ferida que pode não ser percebida. Pela falta de sensibilidade uma alteração de pele ou nas unhas também pode acabar evoluindo para uma ferida. Os níveis não controlados de glicemia também podem prejudicar a circulação dificultando a cicatrização das feridas. Então, com o bom controle da doença e cuidados com os pés conseguimos evitar as complicacõs do pé diabético.

Dra. Ilara Schiavo

Me chamo Ilara Schiavo. Me formei no ano de 1994, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Fiz Residência Médica em Enocrinologia e Metabologia também na UERJ/Hospital Universitário Pedro Ernesto. Atuo em Endocrinologia e Clínica Médica.

Atualmente atuo em ambulatório de Diabetes voltado para pacientes em uso de insulina, ambulatório de Tireoidopatias e acompanhamento de Gestantes.

Prezo pelo atendimento integral ao paciente, entendendo que a relação médico paciente é a base para o sucesso do tratamento, explicando e simplificando a linguagem da medicina, apoiando o paciente a dar os passos necessários para o controle do seu caso.

Também sou comentarista do Programa Sábado é Show da Rádio Bandeirantes Rio de Janeiro, com transmissão aos sábados pela manhã.