As medicações para obesidade tem indicações e contra-indicações como qualquer medicação. Quando indicadas devem ser prescritas. Não se trata de opinião pessoal e sim indicação técnica de acordo com cada caso. Ao avaliarmos um paciente com obesidade várias questões devem ser consideradas. Não temos muitas medicações para o controle da obesidade e cada uma delas tem seu perfil e indicação. Não se trata de ser a favor ou contra, quando indicada deve ser usada.

O que devemos ter em mente é que para resultados duradouros a longo prazo é preciso mudança no estilo de vida e na forma de se relacionar com a comida. Se isso não for trabalhado durante o processo, somente a medicação não será suficiente. A obesidade tem causa multifatorial e deve ser abordada em todos os seus aspectos para termos bons resultados.

Dra. Ilara Schiavo

Me chamo Ilara Schiavo. Me formei no ano de 1994, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Fiz Residência Médica em Enocrinologia e Metabologia também na UERJ/Hospital Universitário Pedro Ernesto. Atuo em Endocrinologia e Clínica Médica.

Atualmente atuo em ambulatório de Diabetes voltado para pacientes em uso de insulina, ambulatório de Tireoidopatias e acompanhamento de Gestantes.

Prezo pelo atendimento integral ao paciente, entendendo que a relação médico paciente é a base para o sucesso do tratamento, explicando e simplificando a linguagem da medicina, apoiando o paciente a dar os passos necessários para o controle do seu caso.

Também sou comentarista do Programa Sábado é Show da Rádio Bandeirantes Rio de Janeiro, com transmissão aos sábados pela manhã.