Tradicionalmente muitos pensam em ganho de peso quando pensam em hipotireoidismo, mas a verdade é que muitas vezes isso nem acontece.

O que acontece em linhas gerais é que o metabolismo fica mais lento, e isso gera um cansaço. Geralmente a instalação do hipotireoidismo acontece de forma lenta, e com uma vida corrida, onde normalmente sobra stress, é muito comum atribuirmos esse cansaço a essas questões do dia a dia. São comuns sintomas de cansaço, sonolência, aquele sono que não passa mesmo dormindo, e com a correria do dia a dia não percebemos que é um cansaço desproporcional as tarefas cotidianas. Muitas vezes as pessoas do círculo mais íntimo de convivência chegam a pensar que é intencional, que pode ser preguiça.

Outra questão é que o hipotireoidismo afeta muito o humor, aumentando ainda mais a confusão.

Então, se está percebendo uma dificuldade a mais no dia a dia, que não está dando conta das tarefas como antes, procure ajuda.

Hipotireoidismo não é a única possibilidade, anemia, diabetes, e outras condições também tem que ser pesquisadas, e, se nada for identificado precisamos considerar stress e questões emocionais, que também precisam ser tratadas da mesma forma que condições de origem orgânicas.

Dra. Ilara Schiavo

Me chamo Ilara Schiavo. Me formei no ano de 1994, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Fiz Residência Médica em Enocrinologia e Metabologia também na UERJ/Hospital Universitário Pedro Ernesto. Atuo em Endocrinologia e Clínica Médica.

Atualmente atuo em ambulatório de Diabetes voltado para pacientes em uso de insulina, ambulatório de Tireoidopatias e acompanhamento de Gestantes.

Prezo pelo atendimento integral ao paciente, entendendo que a relação médico paciente é a base para o sucesso do tratamento, explicando e simplificando a linguagem da medicina, apoiando o paciente a dar os passos necessários para o controle do seu caso.

Também sou comentarista do Programa Sábado é Show da Rádio Bandeirantes Rio de Janeiro, com transmissão aos sábados pela manhã.