Tradicionalmente muitos pensam em ganho de peso quando pensam em hipotireoidismo, mas a verdade é que muitas vezes isso nem acontece.
O que acontece em linhas gerais é que o metabolismo fica mais lento, e isso gera um cansaço. Geralmente a instalação do hipotireoidismo acontece de forma lenta, e com uma vida corrida, onde normalmente sobra stress, é muito comum atribuirmos esse cansaço a essas questões do dia a dia. São comuns sintomas de cansaço, sonolência, aquele sono que não passa mesmo dormindo, e com a correria do dia a dia não percebemos que é um cansaço desproporcional as tarefas cotidianas. Muitas vezes as pessoas do círculo mais íntimo de convivência chegam a pensar que é intencional, que pode ser preguiça.
Outra questão é que o hipotireoidismo afeta muito o humor, aumentando ainda mais a confusão.
Então, se está percebendo uma dificuldade a mais no dia a dia, que não está dando conta das tarefas como antes, procure ajuda.
Hipotireoidismo não é a única possibilidade, anemia, diabetes, e outras condições também tem que ser pesquisadas, e, se nada for identificado precisamos considerar stress e questões emocionais, que também precisam ser tratadas da mesma forma que condições de origem orgânicas.