Calma! Nódulos na tireóide não são motivos para pânico!
Quando detecamos um nódulo na tireoide o primeiro passo é avaliar suas características por uma ultrassonografia. De acordo com o tamanho e suas características decidimos por manter apenas o acompanhamento clínico ou fazer uma biópsia para um estudo mais detalhado A biópsia é um procedimento simples realizado através de punção sem necessidade de internação hospitalar. A partir do conjunto dos exames e da história clínica decidimos se é ou não necessário a retirada cirúgica do nódulo. Geralmente encaminhamos para a cirugia quando há suspeita de malignidade ou algum prejuízo causado pelo volume do nódulo. Como na maioria dos casos não existe alteração hormonal associada não existe a possibilidade de um tratamento através de medicações orais. Caso não tenha indicação cirurgica será acompanhado periodicamente com exames de ultrassonografia.
É importante chamar a atenção para o quanto é comum a presença de nódulos na população. Estão presentes em até 67% da população total se levarmos em cosideração dados de ultrassonografia.
Apenas 10% dos nódulos detectados são malignos e mesmo no caso dos nódulos malignos 95% são totalmente curados.
Outro dado importante é que o volume do nódulo não é indicativo de malignidade.
Portanto, se você descobrir que tem um nódulo de tireoide não de preocupe, faça um acompanhamento médico que não terá prejuízos a longo prazo.