Temos a Resistência a Insulina quando a Insulina não consegue exercer seu efeito metabólico adequadamente. Sua função é transportar a glicose para dentro das nossas células, quando a insulina não consegue fazer isso corretamente os níveis de glicose no sangue permanecem altos e o pâncreas libera cada vez mais insulina na circulação. Ou seja, quando temos Resistência à Insulina precisamos de mais insulina que o normal para o mesmo efeito de transporte de glicose.

Em algum momento o pâncreas pode não dar conta desse aumento da necessidade de instalando então um quadro de Diabetes, além do que a insulina alta está associada a níveis aumentados de colesterol e triglicerídeos, obesidade, e esteatose hepática. A mudança no estilo de vida e perda de peso ainda são as bases do tratamento para essa condição.

Dra. Ilara Schiavo

Me chamo Ilara Schiavo. Me formei no ano de 1994, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Fiz Residência Médica em Enocrinologia e Metabologia também na UERJ/Hospital Universitário Pedro Ernesto. Atuo em Endocrinologia e Clínica Médica.

Atualmente atuo em ambulatório de Diabetes voltado para pacientes em uso de insulina, ambulatório de Tireoidopatias e acompanhamento de Gestantes.

Prezo pelo atendimento integral ao paciente, entendendo que a relação médico paciente é a base para o sucesso do tratamento, explicando e simplificando a linguagem da medicina, apoiando o paciente a dar os passos necessários para o controle do seu caso.

Também sou comentarista do Programa Sábado é Show da Rádio Bandeirantes Rio de Janeiro, com transmissão aos sábados pela manhã.